Páginas

terça-feira, dezembro 02, 2014

Stephane Halleux - um escultor original



Nascido na Bélgica, em 1972, Stephane Halleux estudou desenho e ilustração, e começou por trabalhar num estúdio de cinema de animação antes de se dedicar à escultura.

Desde 2005, os seus trabalhos transportam-nos a um mundo exótico, estranho até, de personagens híbridas criadas a partir de peças recicladas, retiradas dos mais diversos objetos: pequenas engrenagens de diversos metais, oxidadas ou polidas, tampas, manómetros, aros, teclas ou fechos, bobines, fios descarnados em cobre ou alumínio, e muito cabedal, tudo para conseguir um desconcertante estilo próprio cheio de hélices, capacetes, máscaras e asas que adornam seres biónicos e viaturas descomunais e de todos os géneros.

Assim, com elevado nível de detalhe e precisão, cheias de expressão de vida e movimento, as suas criações conseguem transportar-nos para um imaginário encantado e desconcertante, do género Steampunk, mas sempre com um toque cómico e satírico.


Em 2014 foi notícia em todo o mundo, já que a personagem principal da curta metragem de animação «Mr Hublot», realizada por Laurent Witz e vencedora do Óscar da academia de Hollywood, foi uma criação sua.

Algumas das suas obras são precisamente veículos de duas rodas. Abaixo ficam alguns exemplos.












Não deixe de seguir o trabalho deste artista no seu site: 

http://www.stephanehalleux.com/
ou no facebook:
https://www.facebook.com/stephane.halleux.1





Sem comentários: