Páginas

segunda-feira, setembro 29, 2014

Belstaff


A Belstaff é uma das mais antigas e reconhecidas marcas de equipamento para motociclistas. A sua qualidade, o conteúdo tecnológico que está na sua génese e o seu preço acima da média, proporcionaram-lhe uma clientela de notáveis que catapultou a marca que, nos dias de hoje, é conhecida e desejada por todo o mundo dito rico e civilizado.

A marca foi criada em 1924, em Victoria Place, perto de Staffordshire, por Eli Belovitch e o seu genro, Harry Grosberg, um empresário que teve a visão de criar roupa à prova de água tanto para homens como para senhoras. O seu logótipo representa uma fénix (alterada algumas vezes ao longo dos tempos), sinónimo de reinvenção e adoção de novas ideias para vencer novos desafios.

A Belstaff ficou para a história por ser o primeiro fabricante de equipamento específico para a prática do motociclismo, a utilizar um tecido completamente à prova de água, mas ao mesmo tempo suficientemente poroso para ser respirável. Era fabricado num delicado algodão egípcio, que era posteriormente embebido em óleos naturais.


De tal forma a fórmula correspondia às expectativas que passou a ser vulgarmente denominado por "Wax Cotton". Era utilizada no fabrico de calças e casacos para motociclistas. No seu tempo, em que ainda praticamente não existia alcatrão e que as estradas eram de "macadame", agravadas pelas condições meteorológicas da Grã Bretanha, estas suas características eram imbatíveis, apesar do baixo índice tecnológico visto pelos padrões atuais.


1930 foi testemunha de um novo salto da marca a caminho do sucesso: a criação de novos têxteis que, além de serem à prova de água, também eram à prova de vento e resistentes à fricção. Foi então que a empresa começou a explorar novos mercados, como o exército, a aviação, o hipismo e outras atividades exteriores, mas sem nunca abandonar o mercado motociclístico. Para além dos casacos e das calças, começou a desenvolver botas, luvas e malas, desenhados para garantirem uma grande proteção física sem negligenciarem o estilo.


Um dos maiores sucessos da marca é o blusão “Trailmaster” que, apesar de alguns melhoramentos, ainda se mantém em produção, tendo sido imortalizado por personagens como Ernesto “Che” Guevara na sua aventura motociclistica na América Latina, ou pelos pilotos Phill Read e Sammy Miller, todos fiéis embaixadores deste modelo. Em 1943 surgiu o "Black Prince Motorcycle Jacket", aquele que é reconhecido como um ícone da moda. Nos primeiros quarenta anos de produção, excedeu o milhão e meio de unidades vendidas.

Blusão Trailmaster Belstaff

A produção com materiais naturais foi sempre uma das preocupações da marca, mas obviamente que a utilização de materiais sintéticos é obrigatória nos tempos modernos e por isso, a partir dos anos 70, têxteis como o “Belflex” estiveram na origem de modelos que também se tornaram famosos, como foi o caso do blusão XL500, o primeiro disponível noutras cores que não o preto, e que foi um caso sério de popularidade no meio motociclístico por ser resistente, confortável, durável e muito parecido com o "Trailmaster". Ainda hoje a sua réplica, completamente à prova de água, é uma das peças com mais sucesso comercial da marca, vendida aos milhares para todo o mundo.

Em 1994 a marca leva um novo empurrão devido à criação de um novo material têxtil denominado “Belfresh”. Extremamente absorvente mas permitindo a respiração, o suor era facilmente expelido, o que o tornava o “Belfresh” apropriado para os climas mais quentes. No ano seguinte, surge o “Beltech”, um verdadeiro sistema de proteção à prova de àgua e respirável. Em 1999 aparece o “Ironguard” um material que incorporava partículas metálicas e que oferecia uma elevada resistência à abrasão, que foi introduzido no mercado precisamente pela Belstaff. Este material esteve na origem da linha “Stratos Series”, confecionada com uma mistura de têxteis de diferentes características de forma a proteger o motociclista em climas mais quentes.


O virar do milénio introduziu no mercado o “Reacta Concept” um sistema de proteção capaz de estabilizar a temperatura do corpo, sob quaisquer condições de uso. Depois disso surgiu a gama “Delta Force” fabricada de tecidos com propriedades elásticas e balísticas.

Um dos materiais atualmente utilizados é o "Soft Corkshell", que incorpora as propriedades naturais da cortiça, garantindo isolamento térmico e respiração, combinada com as características das fibras sintéticas. Consiste num têxtil de três camadas, com a película de cortiça protegida por uma camada exterior altamente resistente à abrasão, elástica, à prova de água e vento, e de um forro altamente absorvente que permite uma rápida e eficaz evaporação da transpiração. O resultado é um “tecido” macio, leve e que oferece propriedades anti-bacteorológicas naturais.


Ewan McGregor é uma das imagens da marca, e na foto acima apresenta o blusão Trailmaster para uma campanha publicitária recente. Mas já durante a sua série televisiva "The Long Way Down", tanto ele como o seu companheiro Charley Boorman usaram fatos da Belstaff. Mas muitas outras estrelas do cinema simpatizaram com a marca e continuam a usá-la tanto na sua vida privada como em público.


Mais recentemente, foi David Beckham que na sua aventura "Into The Unknown", fez-se fotografar por várias vezes envergando um dos modelos da marca.












Fontes:
http://www.mag-mobil.de/2011/motorradwelten/motorcycle-gear-barbour.html
http://www.mag-mobil.de/2011/motorradwelten/motorcycle-gear-belstaff.html

http://www.bel-store.co.uk/Belstaff-History.aspx
http://www.bel-store.co.uk

Sem comentários: